Este texto está em preparação, quando estiver pronto, esta observação vai desaparecer. Use o botão de renovação da página para ver a versão mais recente.Sinta-se bem vind@ a me apontar algum defeito que você encontre no texto.

aceleração, continuidade, derivada, Fórmula de Taylor, gráficos, limite, velocidade. Palavras chave:

eu mesmo

A fórmula de Taylor

Esta fórmula generaliza a equação da reta tangente
     P(x) = f(a) + f'(a)(x-a)
é a equação de um polinômio do primeiro grau que aproxima y = f(x) O meu objetivo agora é descobri a expressão (fórmula) de um polinômio do grau n que passe o mais ajustado possível ao gráfico de y = f(x) no ponto (a,f(a)).
Quer dizer, desejo que as condições seguintes sejam satisfeitas: É preciso que a função f tenha derivadas de ordem elevada para que possamos escrever o polinômio de Taylor de grau n, com a potência n grande.

Um polinômio do segundo grau tangente e com mesma curvatura

Quero um polinômio
P(x) = a0 + a1(x-a) + a2(x-a)2
cujo gráfico passe no ponto (a,f(a))

Para que aproximar com um polinômio ?

Uma das perguntas que você deve estar se fazendo é:
Para que procurar uma aproximação polinomial para y = f(x) se conhecemos tantas informações sobre esta função? conhecemos suas derivadas até a ordem n...
Há algumas justificativas para isto, uma delas é que existem funções sobre as quais sabemos muito, porém apenas em alguns pontos, como seno, coseno.
Sabemos tudo sobre seno no ponto zero... e você vai ver que isto é o suficiente para que, usando a fórmula de Taylor quando a = 0 possamos calcular com seno com grande precisão, por exemplo é isto que as calculadoras fazem.