Logaritmo e exponencial
Este texto está em preparação, quando estiver pronto, esta observação vai desaparecer. Use o botão de renovação da página para ver a versão mais recente.Sinta-se bem vind@ a me apontar algum defeito que você encontre no texto.

Palavras chave: logaritmo, exponencial

eu mesmoA função logaritmo

A lista 10 está dedicada às funções logaritmo e a inversa do logaritmo que é a exponencial.Vou dar-lhe um primeiro exemplo de função cuja integral não pode ser calculada com o Teorema Fundamental do Cálculo. A integral desta função teve que ser inventada e o que é surpreendente, coincidiu ser uma função muito conhecida desde a Idade Média, o logaritmo.
Eu não vou apresentar a história do logaritmo, se você estiver curios@ (e deveria estar!) pode ler bastante a respeito fazendo uma busca na Internet com a palavra chave "logaritmo". Vou me resumir uma breve menção e sugerir-lhe a leitura de um texto que escrevi a respeito mostrando como poderiam os antigos ter construido as famosas tabelas de logaritmo que nada mais são do que duas progressões, uma aritmética e a outra geométrica, colocadas em correspondência de tal modo que a imagem do elemento neutro da multiplicação, 1, tenha por imagem o elemento neutro da adição, o zero. Isto vai fazer com que
log(1) = 0
a imagem do 1 é o zero.
Na figura ao lado você pode ver uma tabela que criei com o programa exer10_00.calc. A saída de dados do programa é um código em LaTeX para produzir a tabela que posso depois incluir em qualquer texto produzido com LaTeX e foi o que fiz obtendo um pdf que transformei em png para colocar aqui na página. O programa exer10_00.calc se encontra no link "programas" e você pode usar para criar tabelas de logaritmo mais extensas se quieser repetir o trabalho dos calculistas da Idade Média. Hoje em aula eu vou começar usando esta tabela para fazer algumas contas como faziamos, na década de 50, do século passado nas escolas.
Mas os logaritmos não são mais a máquina de calcular que foi durante quase quinhentos anos. Hoje eles tem outra função muito importante na deformação de gráficos, por exemplo. Ou uma outra função ainda mais importante, que é o assunto desta aula, no cálculo da integral da função f(x) = 1/x.
Não posso aplicar a esta função a regra de integração das potências! e não tenho nenhuma outra regra disponível para calcular a integral. A saída é fazer o cálculo aproximado, como fizemos com a integral da parábola: vou usar somas de Riemann.