Cálculo Diferencial e Integral I

Bem vind@s ao primeiro semestre de 2010


Prof. Tarcisio Praciano-Pereira

Muito boa noite!


Tudo que você encontrar nas páginas da Sobral Matemática pode ser
livremente baixado e utilizado. Apenas, por uma regra de civilidade e
educação, indique a origem do que você usar.
E se modificar, informe ao autor.


na Universidade Estadual Vale do Acaraú,
em Sobral.


Para a UeVA não parar

Na quinta-feira, dia 20 de Maio, iniciando-se 19:00 h e terminando 22:00 h , houve grande evento no Auditório Central da Universidade sobre os problemas que enfrentamos, falta de professores, falta de restaurante universitário, falta de bolsas de estudo, inexistência de uma casa de estudantes em Sobral, enfim, os graves problemas que a Universidade Estadual enfrenta. O auditório estava cheio com significativa presença de professoras e professores, e naturalmente, intensa participação de alun@.
O evento foi precedido por uma apresentação músical com um saxofonista que nos brindou com uma seleção clásica de músicas populares, seguindo-se da abertura pela Professora Maria Antônia V Adrião, DD presidente do SINDIUVA - Seção Sindical do ANDES dos docentes da Universidade Estadual Vale do Acaraú que em seguida deu a palavra aos membros da mesa, Professor Weber, Professor Emanuel e Profa. Catia.
Na fala do professor Weber, que discorreu sobre a evolução do modo trabalho culminando com apropriação do trabalho por grupos econômicos, faltou energia elétrica, mas o evento prosseguiu iluminado com focos de celulares tendo sido apenas prejudicado com a ausência da apresentação da profa Catia que dependia do material preparado para exposição com projetor.
O professor Emanuel discorreu sobre as relações do capital multinacional e sua intervenção (colonização) das economias nacionais.
Ao final os presentes tomaram uma resolução: lutar para que haja concurso na Universidade Estadual Vale do Acaraú e se opor ao entulho legal que o professor colaborador.
Os participantes sairam do auditorio produzindo uma breve manifestação ao longo do campus Betãnia em que fizeram ouvir o refrão - concurso para efetivos para a UeVA não parar.
Na foto o professor Tarcisio, muito ocupado, respondendo e-mails d@s alun@s de Cálculo Diferencial e Integral.

foto de Tarcisio

Avisos:

Entre aqui para ler os avisos, relatório de notas, ou pegar o URL para o seu e-mail.

Como redigir e entregar os trabalhos

Por favor, se você usar o método medieval para entrega das listas, em papel, prenda a folha de rosto na solução, preenchendo-a com os seus dados, ela será usada na correção. Se você quiser entregar o trabalho eletrônicamente, envie o arquivo para o meu e-mail ou entregue em CD na secretária do Curso de Computação. Por favor, siga as instruções sobre nomes de arquivos, leia as intruções no link "textos". Se o trabalho for feito em equipe, basta um único trabalho ser entregue e neste caso, no cabeçalho, devem estar os nomes completos de tod@s @s alun@s junto com os seus respectivos e-mails. O número de membros de uma equipe não deve ultrapassar três.

Bibliografia



Começando o trabalho!

Entrega dos trabalhos em CD ou por e-mail

Leia as instruções sobre o arquivo. A partir da 4a. lista estou deixando uma cópia da lista na papelaria do campus.
Quem entregar lista atrazada apenas será candidat@ à pontuação mínima e o trabalho não será corrigido. Vou receber os trabalhos todos na data indicada na lista e os arquivos serão gravados com data. Todo arquivo fora de data será considerado atrazado. Para garantir a entrega em tempo não espere pela última hora porque justificativas somente serão aceitas dentro das regras de segunda chamada. Durante as duas primeiras semanas eu vou admitir atrazos, até porque há alunos que somente irão aparecer depois de duas semanas em função do reajuste. Por esta razão vou tolerar atrazo durante as duas primeiras semanas. Estou usando a expressão "tolerar atrazo" mas não queria que isto lhe passasse uma idéia de autoritarismo. Se trata de organização, você espera que eu corrija os trabalhos e lhe atribua uma nota, para isto eu preciso organizar do meu trabalho.

Leia o planejamento da disciplina que se encontra no link "textos".

Método de avaliação

Ao responder as questões, selecione, claramente a opção V porque a correção será feita,
  1. primeiro, verificando se você selecionou todas as opções verdadeiras;
  2. e depois, se isto tiver acontecido, se você tiver apresentado alguma justificativa conexa, eu registro o ponto da questão.
A justificativa deve vir em seguida ao item ``verdadeiro'' selecionado, eu não me sinto obrigado a catar no trabalho onde é que você achou por bem colocar as justificativas, é uma questão de organização e indica que você sabe o que está fazendo. A justificativa não precisa estar correta, mas tem que ter sentido, vale aqui a regra de redação: a justificativa deve acompanhar o conteúdo do item, caso contrário o tema foi desobedecido e portanto eu vou considerar que você não apresentou justificativa. O objetivo da justificativa é de ``forçá-l@'' a escrever matematica, porque é escrevendo que se aprende. Leia, sobre isto no planejamento da disciplina. Sua justificativa também me dá uma retro-informação sobre o bom desenvolvimento (ou não) do trabalho.

As aulas

Nesta seção você vai encontrar o planejamento de cada semana de aula. Ele será feito no final de semana anterior de modo que você poderá saber o que vai acontecer em cada aula mesmo que você se veja obrigado a faltar. Lembre-se trazer para as aulas uma cópia em papel da lista de exercícios.

A partir da 4a. lista estou deixando uma cópia da lista na papelaria do campus.

  1. Leia o texto números para a primeira aula. Ele contém informações para o seu trabalho na primeira lista.
  2. aula de quinta-feira, 11 de Fevereiro.
    Continuamos a discussão da lista 02.
    Nesta lista estou começando a discutir derivada.
  3. o texto que é o material teórico de apoio a esta lista.
  4. A lista 04 Assunto: soma e produto de funções, operadores diferença e quociente (de diferenças), derivada da soma, do produto e da função composta. Vamos estudar as regras de derivação, a derivada da soma, a derivada do produto.... portanto é preciso vermos - experimentalmente - que podemos fazer operações com funções. Já fizemos isto com sinais na lista 03. Os programas exer04_*.gnuplot foram feitos para apoiar a produção da lista e servem como laboratório para compreensão de operações com funções. O programa exer04_02.gnuplot depende dos programas, exer04_02_01.gnuplot,exer04_02_02.gnuplot, exer04_02_02.gnuplot, exer04_02_04.gnuplot que se encontram também na página. Este texto é o apoio teórico à lista, é a aula da terça-feira. A partir da 4a. lista estou deixando uma cópia da lista na papelaria do campus.
  5. A lista 05 se encontra a disposição no link "exercicios" da página. Seu objetivo é demonstrar que
    1. (sin(x))´ = cos(x)
    2. (cos(x))´ = -sin(x)
    Este é texto de apoio à lista 05, mas ainda se encontra em preparação.Esta lista é autosuficiente: ela contém cálculos por si mesmo conclusivos, tente!
  6. A lista 06 já se encontra disponível, na página, no link "exercicios" este é o texto de apoio a a lista.
  7. A lista 07 está pronta e se encontra disponível no link "exercicios". Há uma cópia nos dois pontos de fotocópia do campus. Este é o texto , nele estou propuz um problema, se resolvido a contendo você ganha dois pontos nesta lista, mas, eu dou apoio para que você resolva a contento, tente! Leia na página de apoio a lista.
  8. A lista 08 está pronta e pode ser baixada e impressa! Ficou pronta com um atrazo de 12 horas, desculpem-me, o texto de apoio também está quase pronto e pode ser consultado. Haverá cópias das listas nas máquinas de fotocopia (duas) no campus.
  9. A lista 09 está disponível. O texto de apoio também está em sendo preparado, a minha previsão é a de que estará tudo pronto ainda hoje, segunda-feira, dia 26 de Abril. Vou colocando disponível o que eu tiver feito, mas considere que é material em preparação.
  10. A lista 10 está disponível na página para download e haverá uma cópia em cada uma das fotocopiadoras do campus. O texto de apoio também está sendo preparado e irá sendo postado durante o trabalho de edição. Se você encontrar algum erro na lista ou no texto de apoio, me avise e ganhe um ponto nesta lista por erro encontrado.
  11. A lista 11 está disponível na página e haverá cópia em cada uma das fotocopiadoras do campus. O texto de apoio está em preparação, entretanto esta lista tem objetivo de treinar os conceitos já estudados, em particular Polinômo de Taylor, visto na aula de quinta-feira passada (será rapidamente revisado na aula de hoje.
  12. A lista 12 está pronta, disponível na página e haverá cópias nas máquinas de fotocopia. Assunto: valor médio. O texto de apoio está sendo redigido.
    Uma lista-extra, exer12_b_2p.pdf se encontra disponível no link "exercicios" da página. Palavras chave: média integral, média aritmética ponderada, pesos, regra de integração por partes.
  13. A lista no 13 está sendo preparada e estou também redigindo o texto de apoio. Assunto valor médio de funções e de derivadas. Vou apresentar o teorema de Rolle.
  14. A lista, a 14, será a última lista e está disponível na página. Fiz uma modificação na lista, apenas a primeira questão. Se você quiser imprimir, imprima novamente apenas a primeira folha, mas eu vou levar esta folha, impressa, para aula.
    O texto de apoio à lista 14 está pronto.
    Na próxima semana eu estarei na sala disponível para responder dúvidas e terminar a correção das listas afim de publicar as notas das ap's 02, 03 neste prazo: até 31 de Maio.
  15. NAF terça-feira, dia 08 de Junho representa uma oportunidade para melhorar a sua nota e nunca para piorá-la.
  16. Relatório final de notas, relat_final_2p.pdf, e o texto da NAF, exer_naf_2p.pdf se encontram na página. Por favor, manifeste algum erro que você encontre no relatório de notas até sexta-feira, dia 11 de Junho.

Visite também o meu blog no wordpress.
Esta página foi escrita com Amaya, um editor de html de domínio público (open source) rodando numa caixinha Linux com sistema operacional Debian/Gnu/Linux.
Também usei bluefish, um outro editor de html, para fazer alguns acertos finos entrando no código html.
Todos os cálculos e programas foram escritos com os editores de textos joe, gedit (open source) para gnuplot ou calc, ambos programas de código aberto e distribuidos junto com Debian/Gnu/Linux.

Atualizada no domingo, dia 09 de junho 2010, 8:24